COP 25 CHILE – O QUE É? QUAL SUA IMPORTÂNCIA?

Logo COP25 Chile
COP 25 CHILE - 2019

O que é COP 25?

Conferência das Partes (COP), é nestas conferencias que decide-se, de forma consensual, os compromissos firmados por todos os países membros para combater os efeitos do aquecimento global. As decisões são efetivadas pelo (UNFCCC) Convenção-Quadro das Nações Unidas, braço da ONU que afilia um tratado assinado por 196 países e União Européia (chamados de partes) para combater o aquecimento global. Este tratado foi assinado em 1992 na Cúpula da Terra e esta em vigor deste 1994 e desde 1995 foram realizadas 24 COPs.

Qual a Importância da COP 25?

A COP 25 deveria ser realizada no Brasil, no entanto, o atual governo declinou desta oportunidade, onde o Brasil poderia ser um dos principais protagonista na questão das mudanças climáticas, assim com a desistência do Brasil o Chile será o anfitrião da COP 25 que será realizada de 02/12 a 13/12. Nesta COP 25 a ONU pretende ser mais incisiva em alertar o mundo da urgência na efetivação das medidas para conter o aquecimento global em 1,5º C, pois a ciência do clima tem concluído que esta barreira de + 1,5º C está próxima a ser ultrapassada e os estudos demonstram que com temperaturas medias acima de 1,5º C o risco de consequências irreversíveis são enormes.

COP 25 Chile, Cancelada. Agora COP 25 será em Madrid na Espanha

Aquecimento Global todas COP até 2018
Países em que foram realizadas todas as COPs até 2018

De modo geral, a COP tem o objetivo de integrar as ações do enfrentamento aquecimento global entre os países membros, através da difusão das informações, ajudando e cobrando as partes (países) a implementarem as ações que foram acordadas durante as COPs anuais.

Por: Hélio Antônio Frei Filho

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta